sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Le professeur*

"Sem pensar em nada fez a minha vida e te deu".

(Djavan)


Ensinar é uma virtude, um dom! E quem está habilitado para tão importante e singular missão? Todos nós temos a capacidade de propagar quelque chose*, independentemente de estarmos, ou não, entre quatro paredes - digo: dentro de uma salle de classe*. A vida é composta de pequenos ensinamentos e na maioria dos momentos não podemos escolher nossos "professores". É verdade que na escola, num cursinho, na faculdade temos a oportunidade de conhecer "váaaros" mestres, mas é fato também que fora dos citados ambientes nos deparamos com "váaaras" personnes* que nos ajudam a crescer, talvez não seja um crescimento intelectual - como estamos habituados a entender o conceito de "aprendizagem" - mas um crescimento que nos faz aprender a querer aprender, e muitas vezes a repassar este querer.

Me referi à phrase* da música "Eu te devoro" (Djavan) porque é exatamente assim que as coisas acontecem em nossa vida: Sem o menor motivo pertinente algo de muito bom ou ruim (é beem relativo) acontece e nós simplesmente recebemos de braços abertos, e isso é I-N-E-V-I-T-Á-V-E-L.

O intuito maior da minha presença aqui, aujourd'hui*, é para parabenizar a todos aqueles que tentam transformar a vida de quelqu'un*. Un heureux jour du professeur*!!! Mesmo que acabando o dia, mas é de coração s2.

"Não se pode falar de educação sem amor".
(Paulo Freire)

* Em Francês:

Le Professeur* - O Professor;
Quelque chose* - Alguma coisa;
Salle de classe* - Sala de aula;
Personnes* - Pessoas;
Phrase* - Frase;
Aujourd'hui* - Hoje;
Quelqu'un - Alguém;
Un heureux jour du professeur - Um feliz dia do professor.

Bises =*

Thaise Naiana.

2 comentários:

  1. C'est magnifique!!!

    Eu tinha postado estes dias, mas acho que não conclui a operação!

    Adorei tudo que você colocou.

    Un heureux 'mois' du professeur.

    ResponderExcluir
  2. =) Tu es toujours agréable, Júnior! Merci beaucoup =*

    ResponderExcluir